8ª Edição do MIA - 2017

Cartaz MIA 2017

O início desta edição fez-se com a inauguração da instalação sonora “Maral” da autoria de Paulo Raposo, na Igreja de S. José na quinta feira, 11 de Maio . Seguiram-se duas sessões de formação com masterclasses orientadas por Adriano Orrú e Luiz Rocha. Nessa noite realizou-se um concerto com um duo de violinos - Sarah Claman e Maria do Mar – na Igreja do Casal Moinho.

Na sexta tivemos nova dose de masterclasses, desta vez com George Haslam e Carlo Mascolo. Este último, à noite, actuou com Fernando Simões num inédito duo de trombones na Igreja de S. José.

George Haslam estaria de novo em acção na abertura de sábado com o seu projecto Maresia em parceria com o baterista Mário Rua. Este colectivo alinhou com alguns músicos convidados - Benoit Crauste, Carlo Mascolo, Karoline Leblanc, Paulo Duarte e Afonso Castanheira - e teve a sua actuação enriquecida com a projecção de belíssimas ilustrações da artista Rita Drapper Frazão. Ao fim da tarde, na imponente Igreja de S. Leonardo, a Camerata MIA apresentou uma Medieval Impro Suite, cujo guião foi escrito por Paulo Chagas a meias com o guitarrista Fernando Guiomar. Além dos dois autores, a Camerata integrava Sofia Borges, Helena Espvall, Sarah Claman, Paulo Galão e Manuel Guimarães. Este concerto foi realizado no âmbito de uma parceria entre o MIA e as comemorações dos 800 anos do foral da vila de Atouguia da Baleia. No fim deste concerto, Paulo Chagas e Fernando Simões foram agraciados com uma medalha comemorativa do evento. Na noite de sábado apresentar-se-ia um projecto da cantora italiana Marialuisa Capurso (Rural Tableau) em conjunto com Alvaro Rosso, Carlos Canão, João Madeira, Luiz Rocha e Miguel Mira.

No domingo, a tarde começou com Dinah-Moe-Phone, um grupo de música electroacústica com Abdul Moimeme, Bernardo Álvares, Carlo Mezzino, Luís Guerreiro, Sofia Borges e Rui Veiga. Após os grupos sorteados, a tarde encerrou junto à Fonte Gótica com a Fanfarra Bizarra II de Fernando Simões, José Lencastre, António Ramos, António Pinto, Felice Furioso, José Lencastre, Mauro Medda, Miquel Jordá e Pedro Castello-Lopes. A abertura da noite esteve a cargo dos Baphomet de Pedro Santo, Monsieur Trinité, Mestre André, Guilherme Carmelo e Paulo Duarte.

Os ensembles desta 8ª edição foram conduzidos por Carlo Mezzino, Carlo Mascolo, Ernesto Rodrigues, Marialuisa Capurso, Sofia Borges e Miguel Mira. Nos dezoito grupos sorteados voltaram a estar envolvidos mais de oitenta músicos.

Registos Audio do MIA 2017

Camerata MIA na Igreja de S. Leonardo