6ª Edição do MIA - 2015

Cartaz MIA 2015

A 6ª edição do Encontro integrou dois eventos desenvolvidos em parceria com a Associação Granular: o concerto inaugural, na Igreja de S. José, no dia 15 de Maio, com Maria do Mar, Adriano Orrù e Luiz Rocha; e o concerto de encerramento na última noite do festival que teve como protagonistas o Granular Chamber Sextet, composto por alguns músicos associados daquela entidade além da pianista italiana Silvia Corda.

À semelhança dos anos anteriores, voltaríamos a ter concertos do MIA em espaços alternativos, fora da Sociedade Filarmónica, onde decorrem a maioria das actividades. Além do já referido concerto de abertura na igreja, actuaram junto à Fonte Gótica de Nª Senhora da Conceição, o Sunset Octet e os Improvisadores do Adro nos finais de tarde de sábado e domingo. Além destes espaços, pudemos contar ainda com o mesmo Armazém dos Tubos para as MIA Party - After Hours.

No Auditório, a abrir a tarde de sábado, tocou o quarteto Peixe Frito. À noite apresentar-se-ia o Colectivo Figurativo, um grupo internacional criado pela curadoria do Encontro que reunia a pianista canadiana Karoline Leblanc, o guitarrista sueco Samuel Hällkvist, o baterista português, radicado em Montreal, Paulo Ferreira Lopes e o saxofonista francês Guy-Frank Pellerin. No domingo apresentou-se a Kerlox Dynamic Band, projecto liderado pelo trombonista italiano Carlo Mascolo que já nos tinha visitado na edição do ano anterior.

Os mais de setenta músicos que estiveram presentes, integraram-se em dezoito grupos sorteados que desfilaram numa intensa maratona de duas tardes. Para dirigir os Ensembles tivemos Adriano Orru, Guy-Frank Pellerin, João Madeira, Karoline Leblanc, Luiz Rocha e Rui Sousa.

O festival começou com um Workshop de Soundpainting orientado por François Choiselat, seguido de concerto de apresentação do mesmo. Na noite de sábado houve ainda o lançamento do livro “Bestiário Ilustríssimo II / Bala” de Rui Eduardo Paes.

Registos áudio do MIA 2015

Peixe Frito
Francisco Andrade, Paulo Ferreira Lopes, Guy-Frank Pellerin e Luís Guerreiro numa Jam Session no Armazém dos Tubos