Outonal 2021

Programa do Outonal

Encontro de improvisadores europeus organizado pela Associação Zpoluras e apoiado pelo projecto SHARE e co-financiado da Creative Europe.

Fim de semana de reunião de músicos locais com artistas representantes dos parceiros europeus do projecto. Está assegurado o envolvimento de Colectividades e personalidades convidadas.

Neste evento que já tem uma tradição nos anos mais recentes, estão planeadas paralelamente actividades culturais e pedagógicas de impacto na comunidade. Tudo isto irá acontecer entre 18 e 21 de Novembro em Atouguia da Baleia.

Entre os participantes já confirmados, destacam-se Alvaro Rosso, Carla Santana, Carlo Mascolo, Carlos Canão, Cortez Lamont, Felice Furioso, Fernando Simões, João Pedro Viegas, Jorge Nuno, Julian Davis Percy, Luís Guerreiro, Manuel Guimarães, Maria do Mar, Maria Radich, Mia Dyberg, Miguel Falcão, Miguel Mira, Noel Taylor, Nuno Morão, Nuno Rebelo, Nuno Torres, Paulo Chagas, Paulo Duarte, Pino Colonna, Sean Drewry, Xina e Yoram Rosilio.

A oficina, que dá pelo nome de “The Sound of Stories”, será orientada pela violinista e “performer” Maria do Mar e pela cantora e bailarina Maria Radich.

Vídeos do festival deste ano.

Histórico

Uma espécie de MIA de Outono realizou-se pela primeira vez no Armazém dos Tubos, Atouguia da Baleia, em 31/10/2014. O evento era designado Halloween Impro Fest e teve a participação de 16 músicos nacionais e estrangeiros. A gravação da sessão pode ser ouvida em: https://archive.org/details/Zpoluras2014-10-31.HalloweenImproFest

Já com o nome de Outonal, em 20/11 2015 um grupo de 16 participantes do MIA juntava-se em Vila Verde no concelho de Sintra para uma jornada de improvisação livre que se prolongou até de madrugada. Gravações disponíveis em: 'https://archive.org/details/Outonal2015'

Tal como na edição inaugural, o segundo Outonal (em 2016) realizou-se perto de Sintra, desta vez na aldeia de Pernigem. Desta vez eram apenas 11 músicos e as gravações podem ouvir-se aqui: https://archive.org/details/outonal2016 ·

Em 2017 o Outonal regressou ao concelho de Peniche, com um programa mais ambicioso ao longo de vários fins-de-semana, e instalou-se em três diferentes locais – um auditório, uma igreja e no saudoso Covil. Uma das sessões realizadas encontra-se em: https://archive.org/details/SoundAndVisionJamSession7

Por diversas razões, entre 2018 e 2020 o ciclo foi interrompido, não se tendo realizado o Outonal propriamente dito, mas apenas alguns concertos dispersos sem ligação ao nome do evento.